O Dia das Crianças que também é o Dia da Padroeira do Brasil, e vice-versa.

O dia 12 de outubro tem lugar de destaque no calendário dos brasileiros: neste dia são comemorados o Dia das Crianças e também o dia da Padroeira do Brasil.

No calendário comercial, o Dia das Crianças ocupa posição de destaque: é a terceira melhor data comercial do ano (na primeira posição o Natal e na segunda posição o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio).

Lojas ficam lotadas no Dia das Crianças.
Foto: Luiz Fernando Martins/RPCTV (reprodução)

Varejo e indústria investem em campanhas temáticas para atrair a atenção das crianças – sobretudo nos canais infantis da TV paga – e também dos pais que têm a missão de comprar os presentes para as crianças.

As redes de lojas de brinquedos se mobilizam para a semana que antecede a data: além dos pais, os tios, avós e padrinhos também presenteiam os sobrinhos, netos e afilhados. Estes deixam ainda mais para a última hora. Algumas lojas têm filas para entrar e todas contratam funcionários extras para dar conta do volume extra de vendas.

Outro comportamento em percentual não desprezível: a doação de brinquedos para crianças carentes, orfanatos e filhos de empregados domésticos. Cerca de 2% dos consumidores brasileiros têm esse hábito. O tema também é visto como oportunidade para organizações não governamentais que costumam ajustar suas campanhas de doações ao tema durante o mês de outubro.  Realmente não existe nada mais comovente do que a alegria de uma criança que recebe um brinquedo de presente. Se for o sorriso de uma criança carente, a imagem é realmente irresistível.

Disputando a preferência dos consumidores com as lojas de rua e com os supermercados, os shoppings centers costumam agendar atrações infantis para a semana: exposições, atrações de parques de diversões, oficinas de pinturas, “slimes” e atrações da TV – vale tudo para atrair os baixinhos e seus pais para dentro dos shoppings na semana das crianças. Afinal, até mesmo os pais mais organizados que compram com antecedência os presentes para os filhos, acabam comprando um novo presentinho para os filhos durante a visita ao Shopping. Isto se explica pelo desejo dos pais passarem o maior tempo com seus filhos naqueles dias – mesmo que custe um presentinho a mais.

Entre os pais brasileiros da classe média, é comum matricular os filhos na escola já na pré-escola para uma jornada de período integral de segunda à sexta-feira. Em alguns casos, as crianças saem da escola com o banho tomado e todas as refeições feitas. Vão apenas dormir em casa. Não raro, alguns destes pais sentem grande culpa por priorizarem suas atividades profissionais em detrimento da convivência com os filhos. São esses pais que supervalorizam os presentes na tentativa de demonstrar amor aos filhos. Para eles, o dia das crianças é mais do que uma data comercial: é uma data para compensar os filhos da ausência deles em suas vidas. São eles que movimentam a seção dos presentes caríssimos das redes de lojas de brinquedos e fazem questão de comprar presentes separados (do pai para cada filho, da mãe para cada filho).

Recentemente, alguns segmentos “não infantis” têm utilizado o apelo “desperte a criança que há em você” para oferecer ofertas para o público adulto e aproveitar a predisposição do público. O tom saudosista da comunicação tem forte apelo emocional.Até redes de Pet shops têm embarcado nesta tendência, visando as pessoas que não têm filhos (tratando o pet como a criança da casa) e também – entre os proprietários de pets com filhos (tratando o pet como a criança caçula da casa ou o mascote da família).

Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional (reprodução)

O dia 12 de outubro é feriado nacional no Brasil. É um feriado religioso desde 1980. Neste dia é celebrado o Dia da Padroeira do Brasil. É o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida carinhosamente chamada de Nossa Senhora Aparecida.  Nesta festa católica, muitos fiéis peregrinam para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida [1], localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A religião Católica, confessada por mais da metade dos brasileiros, torna o Brasil a maior nação católica do mundo. São mais de 100 milhões de brasileiros católicos. Daí a importância do feriado religioso no Brasil.

Outubro também reserva outra comemoração importante que não tem reflexo significativo no comércio, mas nem por isso pode ser esquecida. Sobretudo para entender o comportamento dos consumidores brasileiros: no dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores. Esta data é mais lembrada pelas crianças no primeiro ciclo escolar da educação fundamental (primeiros cinco anos de estudo da 1ª à 5ª série) pois neste primeiro ciclo, é comum que os alunos tenham dentro da sala de aula apenas uma professora[2]. Daí o vínculo maior e o hábito de cumprimentar a professora no seu dia e levar presentinhos (chocolates, cartões, frutas etc.).

A profissão de professor no Brasil já viveu tempos melhores. Nas últimas décadas, os salários são baixos e os desafios são muitos. E o reconhecimento social do professor na sociedade brasileira ocupa posições muito mais baixas do que em outros países que valorizam a carreira docente.

 [1] É a maior catedral do mundo, visto que a Basílica Vaticana não é uma catedral. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário. O local é visitado anualmente por aproximadamente 13 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil. Tem capacidade para receber 45 mil pessoas. A Basílica pode receber até 43 mil pessoas de uma só vez, conta um estacionamento de 272.000 m², com capacidade para 2 mil ônibus e 3 mil automóveis.

[2] Nas melhores escolas, além da professora há uma assistente.